top of page
Círculos Ondulados

Multimédia

Círculos Ondulados

O que é multimédia?

Pode-se definir multimédia como a utilização diversificada de meios como os sons, as imagens, os textos, os vídeos e as animações de modo que a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital. 

Tipos de media quanto à sua natureza espaciotemporal

Fundo futurista abstrato

Estáticos

Os tipos de media estáticos, também designados por discretos ou espaciais, agrupam elementos da informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e gráficos.

Dinâmicos

Os tipos de media dinâmicos, também designados por contínuos ou temporais, agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de media dinâmico.

Tipos de media quanto à sua origem

Capturados

Os tipos de media capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software específico.

Sintetizados

Os tipos de media sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.

Modos de divulgação

Online

A divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato os conteúdos multimédia. Esta pode ser efetuada através da utilização de uma rede informática local ou de um conjuntos de redes, tal como a World Wide Web. Também a divulgação de conteúdos multimédia, através de monitores ligados a computadores que não estão ligados a redes informáticas, cujos dados estão armazenados em disco, pode ser considerada uma divulgação online.

Offline

A divulgação offline dos conteúdos multimédia é efetuada utilizando suportes de armazenamento, normalmente do tipo digital. Sendo assim, os suportes de armazenamento utilizados com maior frequência são do tipo ótico (CD’s e/ou DVD’s), assim como suportes de armazenamento com base em semicondutores (por exemplo as pen drives).

Tipos de produtos multimédia

Baseados em páginas

Os tipos de produtos multimédia baseados em páginas são desenvolvidos e organizados segundo uma estrutura do tipo espacial (idêntica à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como por exemplo em revistas, livros e jornais). Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas através das hiperligações que existem entre elas. Neste género de produtos, as componentes interativa e temporal podem estar presentes sob a forma de botões, ícones e scripts. Alguns exemplos deste tipo de produto multimédia são: o texto, os desenhos vetoriais e as imagens bitmap.

Baseados no tempo

Os tipos de produtos multimédia baseados no tempo são desenvolvidos e organizados segundo uma estrutura assente no tempo (semelhante à utilizada no desenvolvimento de um filme ou de uma animação). Durante a criação deste tipo de produtos multimédia, os conteúdos podem ser sincronizados permitindo assim definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis. A interatividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de scripts. A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos. Alguns exemplos deste tipo de multimédia são: o áudio digital, as animações e o vídeo.

Tecnologias multimédia

Representação digital

Através da representação digital é possível a utilização de programas para armazenar, modificar ou combinar todos os tipos de media. É também possível realizar a transmissão dos dados por meio de redes informáticas ou armazená-los em suportes, tais como CD e DVD.

 

O sinal digital é um sinal com valores discretos e por isso descontínuo  ou seja, este sinal só é delimitado para determinados instantes de tempo.

​Os sinais que circulam num computador são sinais digitais.

 

 

O sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo, cuja variação em relação ao tempo é proporcional. Exemplo de um sinal analógico é o sinal que o microfone faz.



 



 

Sinal digital

Sinal analógico

517763aceb78131697659156f2d45296.png

Um sinal analógico ao passar para um computador vai sofrer uma digitalização desse mesmo sinal composta por três fases:​

• Amostragem

A amostragem é o processo que permite guardar um conjunto finito de valores discretos de  sinais analógicos. Como o processamento destes valores se torna complicado, torna-se necessário amostrar o sinal analógico inicialmente.

• Quantização

Depois de amostrado o sinal analógico, é preciso quantizar ou quantificar a infinidade de valores que a amplitude do sinal apresenta, ou seja, torna-se necessário atribuir um determinado valor discreto num sinal cuja amplitude varia entre infinitos valores.

• Codificação

Codificação significa a modificação de características de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo a transmissão ou armazenamento de dados.


Recursos necessários

Hardware

Hardware é a parte física do computador, composta pelos componentes eletrônicos, tais como os:

-Dispositivos de entrada​: permitem ao homem fornecer dados ou informações para futuras operações num programa de computador, através do envio de dados analógicos. São exemplos de dispositivos de entrada: teclado, microfones, câmaras digitais, mouse e o scanner.​
- Dispositivos de saída​: são dispositivos que expõem os dados processados pelo computador, como por exemplo, o monitor, a impressora, projetores de vídeo, altifalantes e auscultadores.

Os dispositivos de entrada/saída permitem a comunicação em ambos os sentidos, do computador para o utilizador e vice-versa. Alguns exemplos de dispositivos de entrada/saída são: placas de som, touchscreens e placas de captura de TV.


 



 



 

Dispositivos de armazenamento

Os dispositivos de armazenamento permitem guardar dados de forma permanente ou semipermanente. Estes dispositivos, de acordo com a tecnologia utilizada na leitura e escrita dos seus dados, podem ser classificados em magnéticos, semicondutores e óticos.

- Magnéticos: discos rígidos e bandas magnéticas;

- Semicondutores: cartões de memória e pen drives;

- Óticos: CD e DVD.

 

Os principais formatos de CD, de acordo com as várias possibilidades de gravação são: CD-R, CD-RW e Mini-CD.

Os principais formatos de CD para a organização do tipo de informação áudio são: CD-Digital Audio, CD-Text, Enhanced Music CD e Super Audio CD.

Os principais formatos de CD para a organização do tipo de informação vídeo e dados são: CD-ROM XA, Photo-CD, Video CD, Super Video CD e CD Multissessão.

 

Os vários formatos de DVD, de acordo com as várias possibilidades de gravação que permitem aos utilizadores são: DVD-R, +R; DVD-RW, +RW; DVD-RAM; Mini-DVD.

O formato de DVD para a organização do tipo de informação áudio é o DVD Audio.

Os principais formatos de DVD para a organização do tipo de informação vídeo e dados são: DVD Video, DVD-ROM, DVD hybrid Blue-ray.



 



 

CD (Compact Disk)

DVD (Digital Versatile Disk)

bottom of page